Faculdade Kennedy
0800 031 2103
31 98488-7050
Iniciação Científica

Iniciação Científica


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Faculdade Kennedy oferece anualmente 30 bolsas para discentes que pretendem ingressar nas atividades de pesquisa. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, que também recebe uma bolsa de incentivo ao desenvolvimento do projeto de IC. Nesta etapa, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita científica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a conexão de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de um pesquisador.

Clique aqui e baixe o Edital PIBIC 1/2018.

A programação preliminar do PIBIC 2018 é esta:

Atividade  Data Limite 
Período de inscrições dos projetos de pesquisa para o PIBIC 2018   05 a 19/03
 Período de correção dos projetos de pesquisa   20/03 a 01/04 
 Divulgação dos resultados e contratação  02/04
 Qualificação dos projetos de pesquisa (evento)  Maio
 III Mostra de Projetos de Iniciação Científica (evento)  Agosto 
 VII Encontro de Iniciação Científica (evento)   Novembro 

 

FORMULÁRIOS (novos)

>> Formulário de inscrição

>> Modelo de projeto de pesquisa

>> Modelo de relatório mensal

>> Substituição de bolsista

>> Inclusão de voluntário(a)

>> Modelo resumo expandido

>> Modelo de artigo final

>> Modelo de banner

 

PANORAMA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

De acordo com uma publicação inédita feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em abril de 2017, estudantes de graduação participantes de programas de iniciação científica (IC) têm 2,2 vezes mais chances de concluir um mestrado em relação a aqueles que não participam desse tipo de programa. Quanto ao doutorado, essa base comparativa é de 1,5 de maior chance.

Vale ressaltar que a IC por vezes pode ser um divisor de águas para os estudantes, especialmente porque tende a ser uma manifestação voluntária de se fazer pesquisa, diferentemente dos trabalhos de conclusão de curso, que são requisitos obrigatórios entre muitas Instituições de Ensino Superior. Alunos envolvidos em atividades de pesquisa são mais preparados para o mercado de trabalho, além de deixarem um legado para a sociedade, quer seja pela publicação propriamente dita, quer seja por meio da criação de bens e serviços inovadores.

 

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS FACULDADES KENNEDY

Nos últimos anos, a Faculdade Kennedy tem acreditado e trazido como diferencial entre as faculdades de Minas Gerais e até mesmo em âmbito nacional, o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Abaixo, segue a evolução do Programa nos últimos cinco anos de existência, no tocante ao número total de projetos de IC submetidos:

Fonte: Base de dados IC – Faculdades Promove e Kennedy

Na última edição tivemos a apresentação final de 35 projetos, aprovados no edital de 2017, contando com a participação de 28 professores orientadores e 80 alunos participantes. Ainda em 2017, o PIBIC apresentou duas grandes inovações, quais sejam: a primeira edição de um prêmio para os três melhores artigos e um livro/e-book com os resumos de todos os trabalhos desenvolvidos e apresentados em 2017. Trata-se de um esforço coletivo que visa tornar a Faculdade Kennedy referência na pesquisa, possibilitando aos seus discentes e docentes uma oportunidade verdadeiramente real de transformação e diferenciação de suas trajetórias profissionais. 

 

BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA:

 

BENEFÍCIOS DA IC NAS FACULDADES KENNEDY:

 

OS EVENTOS DA IC NAS FACULDADES KENNEDY:

Todos os participantes do PIBIC, em um período de 8 meses, devem minimamente participar de três eventos institucionais, quais sejam:

  1. Qualificação dos projetos de pesquisa: normalmente ocorre no mês de Maio. Para este evento são convidados professores externos à Faculdade que possam avaliar e dar feedback quanto aos projetos aprovados. Primeiramente o(s) aluno(s) apresenta(m) seu(s) projeto(s), em seguida a banca apresenta sua avaliação e, por fim, tem-se um posicionamento do(a) orientador(a) do projeto. Este evento não é aberto a toda a comunidade acadêmica. Fotos do evento em 2017.
  2. Mostra Integrada de Projetos de Iniciação Científica: ao contrário do perfil do primeiro evento, a Mostra é aberta a toda a comunidade acadêmica, cujos alunos participantes do PIBIC apresentam seus projetos avançados, sobretudo, em função da orientação do(a) professor(a) e do feedback da banca de qualificação. É neste momento também que os alunos do PIBIC apresentam indícios de resultados e conclusões. Geralmente este evento ocorre no mês de Agosto. Fotos do evento em 2017.  
  3. Encontro de Iniciação Científica: trata-se do último evento produzido pelo NPP no que se refere à IC (normalmente em Novembro). É neste momento que os alunos e professores apresentam seus trabalhos finais em formato de banner. Fotos do evento em 2017.

 

RESULTADOS ANTERIORES 
>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2017 PIBIC. 

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2016 PIBIC.

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2015 PIBIC.

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2014 PIBIC.

 

EDITAIS ANTERIORES

>> 2015

>> 2016

>> 2017

 

ANAIS ANTERIORES

>> 2014

>> 2015

>> 2016