Faculdade Kennedy
0800 031 2103
31 98488-7050

Ajudar sem olhar a quem

Voltado para os moradores de rua, o The Street Store, projeto de Luciana Duarte, foi mais que um sucesso

Nesse sábado (11), ao lado do Palácio das Artes, aconteceu o The Street Store, evento promovido pela professora do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Kennedy, Luciana Duarte. A iniciativa solidária visou a doação de roupas aos moradores de rua..

The Street Store foi impactante segundo Luciana. A professora esperava tantas pessoas interessadas em ajudar. “Não era isso que eu tinha previsto inicialmente. Era um projeto pequeno, pois era a primeira vez que estava acontecendo. Mas no fim foram 140 voluntários, 300 cadastrados”, relata Luciana. Pioneiro em Belo Horizonte, essa foi a 189ª edição do projeto que surgiu em janeiro de 2014, na África do Sul. 

A iniciativa da professora não agradou apenas os seus alunos. Diversas pessoas entraram em contato através das redes sociais para se colocar como voluntário. Um exemplo é o casal Beatriz de Almeida e Frederico Sálvio, que já participavam de outro projeto solidário, o “Macarronada Solidária”. “Foi sensacional o ideia, movimentar a cidade e pessoas. Fazer o mundo ajudar quem vive na rua”, contou Frederico. 

A movimentação em frente ao Parque Municipal causou impacto. Várias pessoas que passavam pelo local se solidarizam com o evento. “É um modo filantrópico de dignidade porque para nós ir comprar roupa é algo tão prático”, explicou Miriam Bertone que passava pela Avenida Afonso Pena.

Para quem foi beneficiado, o projeto também faz com que a sociedade encare o morador de rua de igual para igual, sem levar em conta sua condição financeira. “A ideia do projeto é interessante, pois nós precisamos disso e muitas vezes a sociedade discrimina”, afirma James Adelson, que vive em um albergue em Belo Horizonte. 

A realização do projeto na visão de Luciana mostra que a desigualdade social pode ser reduzida e que essa iniciativa é apenas um passo para reverter essa situação. 


Publicada em: 13/04/2015
Tags: