Núcleo de Prática Jurídica

O NPJ intenta proporcionar aos discentes, matriculados no 7º ao 10º períodos, o contato com a prática advocatícia, bem como práticas alternativas de solução de conflitos.

A assistência jurídica e judiciária proporcionada pelo NPJ tem como público alvo a comunidade carente do Município de Belo Horizonte. Para os fins propostos entende-se como carentes as pessoas,  cujo núcleo familiar aufere renda média igual ou inferior a dois salários mínimos, comprovadamente.

A entrevista aos que buscam a assistência do NPJ é realizada pelos alunos que cursam estágio curricular obrigatório, sob a supervisão de monitores e professores orientadores.

Também atuamos como Centro de Conciliação e Mediação

Tanto a Conciliação como a Mediação visam a resolução não adversarial  de conflitos, através de uma equipe preparada para tanto.

Como as pessoas entram em conflito pelas mais diversas razões ante disputas travadas,  às vezes a solução efetiva  de tais questões  torna-se mais viável para ambas quando elas mesmas identificam a causa do problema e vislumbram uma forma objetiva e amigável de solução, ao passo que uma solução decorrente de uma decisão judicial, não necessariamente,  encerrará o conflito existente, pois,  além de impositiva, não trabalha a comunicação saudável entre as partes.

Diante disso, por meio de técnicas específicas, buscam a Conciliação e a Mediação, dependendo do conflito apresentado, a validação dos sentimentos das partes, bem como o reconhecimento da importância de se encontrar, em conjunto, uma solução pacífica e que atenda satisfatoriamente a ambas, figurando, assim, o Conciliador ou o Mediador como um facilitador da comunicação a ser restabelecida.

Destaca-se como consequência imediata da formação dos Centros de Conciliação e Mediação  a descentralização dos conflitos levados ao Judiciário, favorecendo, assim a redução de ações judiciais, até porque, favorece àquelas partes conflitantes que resolvam entre si eventuais conflitos futuros.

As entrevistas somente serão realizadas através de agendamento prévio, pessoalmente ou por telefone.

NPJ - PROMOVE: Rua Timbiras, 1560, Funcionários - telefone: (31) 9.8973-2887 

Horário de Funcionamento: Terça feira: 13:00h as 19:00h

Quarta feira: 13:00h as 21:00h

Quinta feira: 9:00h as 13:00h /13:00h as 17:00h

Sexta feira: 13:00h as 17:00h

Sábado: 9:00h as 12:00h

 

NPJ - KENNEDY:  Rua José Dias Vieira, 46, Bairro Rio Branco - telefone: (31) 3408-2379

O NPJ funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:30 horas;e aos sábados das 8:00 às 12:00 horas.

Para atendimento ao público: Segunda a Sexta-feira, das 10:30 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

 

Advogados causídicos:

 Prof. Hellom Lopes e Profa. Fernanda Pontes - Coordenadores

Raquel Rabelo Santana - Profa. orientadora

Mariana Swerts Cunha -  Profa. orientadora

Luciane Tupinambá - Profa. orientadora

Renata Pereira Aragão - Profa. orientadora

Soraya Bergamini - Profa. orientadora.

 

Coordenadora dos estágios conveniados e não curriculares: Cristiane Lima

 

 

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.